facebook tracking pixel
Ansiedade na gravidez e Depressão pós-parto

Ansiedade na gravidez e Depressão pós-parto

O QUE É A ANSIEDADE NA GRAVIDEZ E NA DEPRESSÃO PÓS-PARTO?

A gravidez é um processo complexo caracterizado por oscilações nos níveis de ansiedade, verificando-se maiores valores no primeiro e terceiro trimestres de gravidez, devido à preocupação com o aborto e com a experiência de parto, respetivamente. O suporte social e familiar, a forma como decorreu a experiência de gravidez anterior e a saúde mental são fatores que se associam à ansiedade na gravidez. Além disso, a ansiedade também está associada a uma maior ocorrência de problemas obstetricíos e ao risco de prematuridade.

A Depressão Pós-Parto é uma condição frequente após o nascimento de um filho, com início entre dois a três meses depois deste. Normalmente, ocorre em situações de conflito conjugal, inexistência de uma rede de apoio social consistente e/ou bebés com dificuldades temperamentais. São frequentes os problemas associados ao cumprimento do papel materno e estão presentes vários sintomas físicos. Existem ainda dificuldades no funcionamento social e ocupacional da mulher, dificuldades cognitivas e sócio emocionais no bebé/criança.

A identificação das condições que possam favorecer a ocorrência de Depressão Pós-Parto, ainda na gravidez, é de extrema importância para se proceder a uma deteção precoce e a uma ajuda mais eficaz.

SINTOMAS COMUNS DE ANSIEDADE NA GRAVIDEZ

SINTOMAS COMUNS DE ANSIEDADE NA GRAVIDEZ
  • Náuseas e vómitos;
  • Sensação de cansaço e fadiga;
  • Inquietação;
  • Tremores.

SINTOMAS COMUNS DE DEPRESSÃO PÓS-PARTO

  • Fadiga;
  • Perda de apetite;
  • Preocupações excessivas;
  • Baixa autoestima;
  • Sentimento de culpa.

COMO PODEMOS INTERVIR NA ANSIEDADE NA GRAVIDEZ E A DEPRESSÃO PÓS-PARTO?

Na Clínica NeuroImprove, a intervenção é realizada com recurso à terapia de Neurofeedback e sessões de Psicologia. Iniciamos o acompanhamento com uma avaliação com o Eletroencefalograma quantitativo por forma a avaliarmos o equilíbrio e nível de atividade do cérebro e recolhemos informação pertinente acerca das dificuldades experienciadas.

Mediante os resultados da avaliação, preparamos um plano de tratamento com sessões de Neurofeedback para estimular as áreas do cérebro e as ondas cerebrais que apresentam desregulações significativas, diminuindo a ansiedade e promovendo a criação de padrões de atividade mais saudáveis. Desta forma, a grávida/mãe estará progressivamente mais calma e a intervenção não trará qualquer efeito secundário quer para a grávida/mãe quer para o bebé, por oposição à intervenção farmacológica em alguns casos. Além disso, nas sessões de Psicologia, será feita uma avaliação das dificuldades e serão atendidas estratégias de promoção de relações interpessoais ajustadas, tanto com o cônjuge, como com o bebé, a par com estratégias de gestão da ansiedade.

COMO PODEMOS INTERVIR NA ANSIEDADE NA GRAVIDEZ E A DEPRESSÃO PÓS-PARTO?

Descubra como o Neurofeedback funciona.

Exercício cerebral gradual de auto aprendizagem e auto-regulação.
Permite treinar e melhorar as funções cerebrais, através do qual o cérebro reajusta padrões de comportamento e aprende a funcionar de uma forma mais eficiente.

Benefícios

icon que representa objetivo

Técnica completamente segura, indolor e não invasiva

icon que representa tempo

Primeiros resultados  em apenas 1 mês

icon que representa objetivo

Eficácia de mais de 70%  nos tratamentos

icon que representa sem efeitos secundários

 Tratamento sem efeitos  secundários

icon que representa progresso

 Melhoria significativa na qualidade de vida

icon que representa ideia

 Alternativa  à medicação

Agende agora a sua consulta

Ou se preferir, preencha o formulário em baixo e nós entraremos em contacto consigo.
Obrigado pelo seu pedido de marcação de consulta. Entraremos em contacto
Ups! Alguma coisa correu mal a submeter o formulário, por favor tente de novo.