6 Dicas para Ajudar o seu Filho Hiperativo

Se o seu filho tem dificuldade em focar-se nos trabalhos escolares, não ouve quando lhe fala, ou se recebe queixas da escola sobre comportamento irrequieto que perturba a sala de aula, ele pode ter Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). É importante lembrar que estes comportamentos não são culpa dele!

Sintomas Principais da PHDA

  • Défice de atenção: Dificuldade em concentrar-se e manter o foco nas diferentes tarefas.
  • Hiperatividade: Atividade motora excessiva.
  • Impulsividade: Dificuldade em controlar impulsos.

Como Pode Ajudar o seu Filho em Casa?

1. Rotinas Estruturadas e Estáveis

Mantenha rotinas estáveis para ajudar a criança a saber o que vai acontecer a seguir. Isso diminui a ansiedade e melhora a concentração.

2. Divisão de Tarefas

Ajude o seu filho a dividir tarefas complexas em etapas menores que mais facilmente conseguirá realizar. Isso torna as tarefas mais simples, organizadas e fará com que ele consiga aderir ao que lhe é pedido mais facilmente.

3. Reforço Positivo

Elogie o seu filho quando ele age corretamente e quando se esforça. O reforço positivo encoraja comportamentos desejados e melhora a autoestima.

4. Explicações Claras

Sempre que o seu filho comete um erro, explique de forma calma e clara o motivo do erro e como pode melhorar. A compreensão é crucial para o desenvolvimento.

5. Eliminação de Distrações

Reduza ruídos e distrações no ambiente de estudo. Um espaço calmo e organizado ajuda a aumentar a concentração.

6. Disciplina e Assertividade

Seja consistente e assertivo nas regras, consequências e recompensas estipuladas. A clareza e a firmeza na disciplina ajudam a criança a entender limites e expectativas.

Conclusão

Gerir a PHDA é um desafio que requer paciência, compreensão e estratégias bem definidas. Implementar estas dicas pode fazer uma grande diferença no dia-a-dia do seu filho, ajudando-o a lidar melhor com os sintomas da PHDA. A rede de apoio familiar, com estratégias eficazes e consistentes, é um pilar essencial no tratamento desta perturbação. 

Manter-se informado e procurar ajuda especializada são passos fundamentais para apoiar o desenvolvimento saudável e equilibrado do seu filho.

Fontes:

Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental

Associação Portuguesa de Psicologia

Gostou do artigo? Partilhe nas redes sociais

Conteúdo desenvolvido por profissionais da NeuroImprove.
Fundada em 2015, a Clínica NeuroImprove é um Centro Terapêutico de excelência dedicado a elevar a saúde mental e a qualidade de vida dos nossos clientes. Somos compostos por uma equipa multidisciplinar altamente qualificada, que inclui Psicólogos Clínicos, Neuropsicólogos, Neurofisiologistas e Técnicos de Neurofeedback.

Agende agora a sua consulta

Ligue 224 102 805
Ou se preferir, preencha o formulário em baixo e nós entraremos em contacto consigo.
Obrigado pelo seu pedido de marcação de consulta. Entraremos em contacto
Ups! Alguma coisa correu mal a submeter o formulário, por favor tente de novo.