O impacto da Autoestima no Défice de Atenção

A autoestima tem a ver com o modo como nós nos vemos, como achamos que somos e como nos avaliamos. Quando nutrimos sentimentos positivos em relação a nós mesmos - por exemplo, orgulho nas coisas que conquistamos, satisfação com a nossa maneira de ser - estamos mais propensos a sentirmo-nos motivados a alcançar mais, encarar desafios, garantir o nosso espaço, vontade e necessidades diante das outras pessoas.

No entanto, em casos de Défice de Atenção, a autoestima tende a ser substancialmente afetada. As constantes experiências de fracasso, a luta para superar dificuldades mesmo com esforço redobrado e as críticas frequentes levam a criança a questionar as suas capacidades e até mesmo a sua inteligência.

É muito comum encontrar crianças com Défice de Atenção que se sentem "burras" ou menos capazes que as outras crianças - estes pensamentos e sentimentos são indicadores claros de baixa autoestima. 

Essa baixa autoestima distorce a imagem que a criança tem de si mesma, dificultando a identificação das suas reais habilidades e limitações. Como resultado, as falhas e dificuldades são ampliadas, enquanto as qualidades muitas vezes passam despercebidas.

Embora uma dose saudável de autocrítica seja benéfica para o crescimento pessoal e a aprendizagem, o julgamento distorcido manifesta-se como uma autocrítica extrema. Cometer erros não é um sinal de fracasso, mas sim uma oportunidade de aprendizagem e crescimento.

É crucial fortalecer a autoestima. Embora a baixa autoestima não seja a causa do Défice de Atenção, contribui para a insegurança aumentar proporcionalmente.

Em situações de pressão, expectativas elevadas e/ou medo de falhar, a criança pode facilmente sucumbir à ansiedade. Infelizmente, a ansiedade só agrava a capacidade de concentração, tornando os erros mais prováveis e minando ainda mais a confiança.

Demonstrar compreensão, valorizar as pequenas conquistas, elogiar verbalmente e reconhecer publicamente os esforços e resultados positivos da criança são passos fundamentais para fortalecer a sua autoestima e promover um ambiente propício ao seu desenvolvimento e bem-estar emocional.

Gostou do artigo? Partilhe nas redes sociais

Conteúdo desenvolvido por profissionais da NeuroImprove.
Fundada em 2015, a Clínica NeuroImprove é um Centro Terapêutico de excelência dedicado a elevar a saúde mental e a qualidade de vida dos nossos clientes. Somos compostos por uma equipa multidisciplinar altamente qualificada, que inclui Psicólogos Clínicos, Neuropsicólogos, Neurofisiologistas e Técnicos de Neurofeedback.

Agende agora a sua consulta

Ligue 224 102 805
Ou se preferir, preencha o formulário em baixo e nós entraremos em contacto consigo.
Obrigado pelo seu pedido de marcação de consulta. Entraremos em contacto
Ups! Alguma coisa correu mal a submeter o formulário, por favor tente de novo.