Lidar com uma criança/adolescente com Perturbação de Oposição e Desafio (POD) pode ser, por vezes, bastante difícil. 👧🧒
📊 Segundo o American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, a POD afeta cerca de 1 a 16% de todas as crianças/adolescentes em idade escolar.
Muitas podem, inclusive, ser vistas como “teimosas” ou com “má educação”, mas a verdade é que esta é uma questão muito mais profunda em que a culpa, ao contrário do que se pensa, não está na criança.
Por isso, hoje explicamos no que consiste esta condição, quais as suas causas, sintomas e ainda partilhamos consigo algumas estratégias práticas que podem ser úteis nos momentos mais difíceis.
O que é a Perturbação de Oposição e Desafio?
A Perturbação de Oposição e Desafio (POD) é uma das Perturbações de Comportamento mais frequentes e ocorre principalmente na fase da infância e adolescência.
Caracteriza-se por um padrão recorrente de comportamento negativista, desafiante, desobediente e hostil relativamente às figuras de autoridade como pais, educadores ou cuidadores.
Normalmente, afeta as crianças no seu crescimento e nos diferentes contextos da sua vida - casa, escola, atividades extracurriculares, entre outros.
Desta forma, quando uma criança/adolescente apresenta comportamentos desafiantes de uma forma constante e intensa e, segundo DSM-5, por um período superior a 6 meses, é importante procurar ajuda profissional para que seja possível ultrapassar estas adversidades de uma forma saudável e progressiva.
Sintomas comuns na Perturbação de Oposição e Desafio
Cada criança é única e as manifestações da Perturbação de Oposição e Desafio podem variar de indivíduo para indivíduo. No entanto, os sintomas desta perturbação dividem-se essencialmente em três principais esferas:
Estados de raiva/irritação
- Presença de “mau humor”
- Birras frequentes e intensas
- Irritação constante
- Frustração que surge de forma fácil
- Elevada sensibilidade a imposições, sugestões ou críticas
Comportamentos Argumentativos e Desafiantes
- Discussões e oposição frequentes com figuras de autoridade (pai, mãe) ou outros adultos
- Recusa ativa de regras e pedidos simples
- Provocação dos que estão à sua volta de forma intencional
- Utilização frequente de frases como “não quero”, “não faço”, “não mandas em mim”
- Culpar os outros pelos seus próprios comportamentos/erros
Comportamentos de Rancor e Vingança
- Ressentimento persistente e por longos períodos de tempo
- Comportamentos de retaliação
- Desejo de “fazer igual” ou “acertar contas”
A presença destes comportamentos por longos períodos de tempo, indica a necessidade recorrer à avaliação de um profissional especializado. Estes, têm os conhecimentos e ferramentas necessárias para confirmar diagnósticos e realizar o acompanhamento mais adequado para cada criança.
Causas para a Perturbação de Oposição e Desafio
Não existe uma razão específica para a presença da Perturbação de Oposição e Desafio. É uma condição multifatorial, ou seja, existem vários fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento. Tais como:
🧬 Fatores Genéticos/Fisiológicos: inclui a existência de marcadores neurobiológicos (como anomalias no córtex pré-frontal, na amígdala, entre outros). Além disso, crianças que têm uma maior predisposição genética para a irritabilidade/impulsividade, têm maiores riscos de desenvolver POD.
🏠 Fatores Ambientais: as rotinas imprevisíveis, a falta de regras claras e o crescimento em ambientes altamente ríspidos, severos ou negligentes, aumentam as probabilidades de desenvolvimento da perturbação.
🧠 Fatores Temperamentais: crianças que demonstram uma maior reatividade emocional, dificuldades em controlar os impulsos e em lidar com os limites/mudanças apresentam igualmente maiores riscos de desenvolvimento da POD.
Perturbação de Oposição e Desafio: Estratégias que funcionam!
👉 Utilize o "reforço positivo": Elogie comportamentos desejáveis por mais pequenos que sejam.
👉 Prefira regras simples e consistentes: Crianças e adolescentes com POD precisam de regras claras e uma rotina previsível.
👉 Evite confrontos diretos ou zangas: Crianças e adolescentes com POD reagem de forma negativa quando confrontadas. Nestes momentos é importante tentar manter a calma.
👉 Proporcione escolhas sempre que possível: Em vez de impor de imediato uma ação, tente dar escolhas como “Preferes tomar banho antes ou depois de fazer os trabalhos de casa?” “Preferes vestir a camisola verde ou a camisola azul?”
👉 Antecipe mudanças: As mudanças e transições podem ser difíceis. Prepare e antecipe a criança antes desses acontecimentos. Por exemplo:
- “Daqui a pouco vamos embora. Quando disser “últimos 5 minutos” podes escolher o último brinquedo com o qual queres brincar”.
- “Daqui a 10 minutos vamos tomar banho, vestir o pijama e escolher um livro para lermos juntos”.
- “Quando o temporizador terminar, é hora de arrumar os brinquedos. Se quiseres, podes escolher uma música enquanto eu te ajudo”.
👉 Ensinar competências emocionais: É importante explicar à criança que sentir frustração e/ou tristeza é normal. Sempre que estamos perante emoções negativas é importante respirar fundo e perceber o que podemos fazer no momento que nos pode ajudar.
- Exemplo: “Eu sei que estás triste e é normal. Vamos perceber o que podemos fazer agora para ultrapassar esta situação”.
👉 Colabore com professores/educadores: Uma rede de apoio consistente é fundamental para crianças e adolescentes com Perturbação de Oposição e Desafio. É necessário que exista uma coerência nas regras em todos os contextos. Desta forma:
- A criança/adolescente percebe que as regras são iguais em casa e na escola.
- Os professores e educadores, como passam uma boa parte do seu dia com a criança/adolescente, podem identificar facilmente os gatilhos para os comportamentos de oposição/desafio.
- Manter os professores e educadores a par das necessidades do aluno pode ajudá-los a criar dinâmicas mais saudáveis em sala de aula antecipando conflitos, ajudando a criança a autorregular-se e a criar interações positivas com os colegas.
Todas estas pequenas ações ajudam a criança a sentir-se compreendida e que não está numa luta constante “contra o mundo”.
👉 Utilização de uma linguagem positiva: É importante que cada criança/adolescente não se sinta sozinha ou que “tudo está contra si”. Deverá manter uma linguagem positiva como “juntos vamos ultrapassar isto” ou “vamos encontrar uma solução”.
Pode a Perturbação de Oposição e Desafio coexistir com outras perturbações?
Sim! É comum que crianças e adolescentes com POD, apresentem outros diagnósticos como é o caso da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).
Estudos mencionam que cerca de 30% a 75% das crianças com Perturbações de Comportamento também têm PHDA e que 50% destas preenchem critérios para outras patologias como: Perturbações de Humor, Ansiedade, Perturbação de Stress Pós-Traumático, Dificuldades de Aprendizagem ou Perturbações de Pensamento.
Como lidar com uma criança com transtorno de oposição?
Perante suspeitas de uma Perturbação de Comportamento como a Perturbação de Oposição e Desafio (POD) - ou até mesmo PHDA ou PC - é fundamental procurar pela ajuda e apoio de profissionais especializados. Estes poderão confirmar o diagnóstico e indicar quais os passos a seguir.
💡 Na NeuroImprove Clínic apoiamos diariamente crianças e adolescentes que vivem esta realidade. Desta forma, em conjunto com o Neurofeedback e a Psicologia Clínica, conseguimos que, de forma individual e personalizada, cada criança alcance o equilíbrio e capacidade de autorregulação que tanto necessita!
Este acompanhamento na nossa clínica é bastante minucioso, completo e adaptado a cada criança que chega até nós. Além disso, asseguramos um acompanhamento familiar constante durante o processo. 🧠🧡
Considerações Finais
✅ A Perturbação de Oposição e Desafio (POD) afeta principalmente crianças e adolescentes em idade escolar.
✅ Crianças e adolescentes com POD podem ser vistas, muitas vezes, como “teimosas” ou “mal educadas” quando se trata de uma condição mais séria e profunda.
✅ A POD consiste num um padrão de comportamento negativista, desafiante, desobediente e hostil relativamente às figuras de autoridade como pais, educadores ou cuidadores.
✅ Esta perturbação divide-se em três principais esferas: estados de raiva/irritação, comportamentos argumentativos/desafiantes, comportamentos de rancor/vingança.
✅ As causas para a POD são multifatoriais variando entre fatores: genéticos, ambientais e temperamentais.
✅ Existem algumas práticas que podem ajudar a enfrentar estes momentos difíceis e a criar uma rede de apoio consistente.
✅ Quando se verificam comportamentos de oposição/desafio durante grandes períodos de tempo, é importante consultar a opinião de um profissional especializado e, se necessário, seguir as opções de acompanhamento/tratamento indicadas.
✅ Na NeuroImprove Clinic, com a dupla abordagem do Neurofeedback e da Psicologia Clínica, conseguimos ajudar crianças a ultrapassar estas dificuldades e a encontrar um maior equilíbrio.
Referências
American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. (2019) Oppositional Defiant Disorder. https://www.aacap.org/AACAP/Families_and_Youth/Facts_for_Families/FFF-Guide/Children-With-Oppositional-Defiant-Disorder-072.aspx
Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders Fifth Edition (DSM-5).Oppositional Defiant Disorder. https://www.cruzvermelha.pt/images/pdf/DSM-5.pdf
Ogundele, M. (2018). Behavioural and emotional disorders in childhood: A brief overview for paediatricians. World Journal of Clinical Pediatrics, 7, 9 - 26. https://doi.org/10.5409/wjcp.v7.i1.9.
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