Inteligência Emocional: Em que consiste? Podemos desenvolver?

Ao longo da nossa vida, somos constantemente expostos a pressões, mudanças, decisões e relações complexas. No meio disto, compreender o que sentimos (e o porquê), torna-se essencial para lidar com os desafios do dia a dia. É neste contexto que a Inteligência Emocional ganha relevância.

Desenvolver a Inteligência Emocional significa encontrar um equilíbrio entre o sentir e o pensar. Trata-se de uma capacidade que pode não só ser aprendida, mas também cultivada ao longo do tempo. 

Neste artigo, ensinamos que é uma competência ao alcance de todos, se for constantemente praticada. 💭

O que é Inteligência Emocional?

Oliver Serrant afirma que a Inteligência Emocional é a capacidade, aptidão ou competência de identificar, avaliar e gerir as nossas emoções, dos outros e de grupos. Além disso, pessoas com elevado grau de Inteligência Emocional têm um elevado autoconhecimento e são também capazes de sentir e perceber as emoções das pessoas ao seu redor. 

Trata-se muito mais do que “gerir sentimentos” – envolve um entendimento profundo sobre como as emoções influenciam o nosso comportamento, decisões e interações.

Ao desenvolver a Inteligência Emocional, é possível nos tornarmos mais produtivos e bem-sucedidos, mas também ajudar os outros a serem também produtivos e bem-sucedidos. Como tal, isto pode ter impactos positivos quer no ambiente de trabalho como nas relações interpessoais – a tendência é que exista uma maior capacidade para a gestão de conflitos, uma comunicação mais eficaz e adaptação a mudanças.

Em que consiste a Inteligência Emocional?

A Inteligência Emocional é uma ferramenta para atingir uma vida mais equilibrada nas várias esferas da nossa vida.

Ao adquirir a capacidade de identificar, gerir e compreender as emoções de terceiros, esta pode ter um impacto direto nas nossas decisões, na forma como encaramos desafios e adversidades ou até mesmo na maneira como olhamos para o mundo à nossa volta.

Na prática, a Inteligência Emocional ajuda-nos a:

🔹Tomar decisões mais ponderadas e conscientes;

🔹Reduzir o stress e aumentar a resiliência emocional;

🔹Melhorar a comunicação e construir relações interpessoais mais empáticas e colaborativas;

🔹Aumentar a motivação e o foco a nível pessoal e profissional.

É uma forma de conseguirmos melhorar o nosso bem-estar e também uma vantagem em qualquer contexto social, académico ou profissional. 

Como funciona a Inteligência Emocional?

A Inteligência Emocional funciona através do equilíbrio entre o pensamento racional e a resposta emocional. Isto torna-nos capazes de evitar reagir automaticamente a situações com base nas emoções e também a reduzir a impulsividade.

Isto acontece em dois níveis principais:

👉 Interno - existe um reconhecimento das próprias emoções, uma compreensão da sua origem e a capacidade de as regular, evitando por exemplo uma explosão de emoções negativas ou bloqueios por ansiedade

👉 Externo - existe uma leitura das emoções de outras pessoas através de expressões faciais, tom de voz ou linguagem corporal e adaptar-se a comunicação demonstrando empatia e respeito.

A leitura das emoções permite dar significado às relações tornando-as mais claras, autênticas e eficazes.

Como é que se pode desenvolver a Inteligência Emocional?

Como já foi referido, Inteligência Emocional é uma competência que pode ser desenvolvida com prática, dedicação e foco. Algumas estratégias que o podem ajudar a desenvolver o grau de Inteligência Emocional:

🔸Praticar a autoconsciência - Reservar momentos para refletir sobre o que estamos a sentir e porquê. 

🔸Exercitar o autocontrolo - Aprender a responder com consciência em vez de reagir. A respiração consciente ou a meditação ajudam a ganhar espaço entre o estímulo e a resposta.

🔸Desenvolver empatia - Aprender a ouvir os outros colocando-se no seu lugar, sem julgamento;

🔸Aperfeiçoar a comunicação - Tentar ser claro e expressar o que sente sempre com respeito e assertividade;

🔸Estar aberto a opiniões - Entender a percepção dos outros em relação ao nosso comportamento. Esta prática ajuda-nos a crescer e a ajustar o que for necessário.

O desenvolvimento da Inteligência Emocional exige tempo, reflexão e prática contínua.

Os 5 pilares da Inteligência Emocional

Segundo Oliver Serrante, as pessoas têm diferentes personalidades, necessidades, desejos e formas de demonstrarem as suas emoções. 

Daniel Goleman, autor do livro Inteligência Emocional, construiu um modelo que divide a Inteligência Emocional em 5 pilares:

  1. Autoconsciência

✅ É a capacidade de reconhecer as próprias emoções e os seus efeitos, bem como conhecer os seus pontos fortes e limitações.

  1. Autocontrolo

✅ Trata-se da capacidade de gerir emoções negativas e impulsos, mantendo sempre a calma, honestidade e integridade. Envolve também a flexibilidade em lidar com mudanças e estar confortável e receptivo a novas ideias e informações.

  1. Motivação interna 

✅ Consiste em esforçar-se para melhorar ou atingir níveis de excelência, ou seja, mover-se por objetivos pessoais e valores internos. Pessoas com Inteligência Emocional são também persistentes em perseguir objetivos apesar de obstáculos ou adversidades. 

  1. Empatia

✅ É ter sensibilidade aos sentimentos e perspetiva dos outros e ter um interesse ativo nas suas preocupações, além de ter sensibilidade para o que os outros precisam para desenvolver e evoluir as suas capacidades.

  1. Habilidades Sociais

✅ Inclui uma comunicação clara, gestão de conflitos, capacidade de trabalhar em equipa e iniciar/gerir mudanças. 

Estes 5 pilares são fundamentais para atingir um nível de Inteligência Emocional profundo compreendendo as nossas emoções, as dos outros bem como a sua perspetiva, e sobretudo dos acontecimentos ao nosso redor.

Considerações Finais

A Inteligência Emocional é uma competência e sobretudo uma ferramenta essencial para vivermos de forma mais consciente e equilibrada. Ao aprendermos a reconhecer e gerir as nossas emoções, ganhamos clareza nas nossas decisões, empatia nas relações e mais resiliência no dia a dia. 

Desenvolver esta capacidade é algo contínuo que exige uma constante prática e reflexão, mas os benefícios são bastante evidentes. Compreender o que sentimos e o que os outros sentem é fundamental para criar ligações mais autênticas e uma vida com mais propósito. 

👉 O desenvolvimento da Inteligência Emocional pode ser acompanhada e orientada por profissionais da área, como psicólogos. Através do serviço de Psicologia Clínica, podemos ajudar a desenvolver esta competência. Dispomos de uma equipa de psicólogos prontos para ajudar a alcançar os seus objetivos e uma qualidade de vida mais plena. 🫂

Referências

Ferreira, F. O., Fonseca, M. E. S., & Nunes, A. L. de P. F. (2023). Inteligência emocional e suas influências na gestão de conflitos. ID on line. Revista de Psicologia, 17(68), 219–231. https://doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3863

Gonzaga, L., Sarmento, A., Caldeira, C. (2016). Inteligência emocional e otimismo em sujeitos adultos. Revista da UI_IPSantarém, 4(2), 313–328. https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9940

Serrat, O. (2017). Understanding and developing emotional intelligence. In Knowledge Solutions (pp. 329–339). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-10-0983-9_37

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