Sente dificuldades em manter o foco e a motivação na execução das suas tarefas diárias ou até mesmo no trabalho? Para pessoas com PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção) pode revelar-se um verdadeiro desafio.
No entanto, a boa notícia é que existem estratégias que o podem ajudar, como é o caso da música! Alguns estudos apontam que a música é um meio excelente para aumentar a estimulação cognitiva resultando numa melhoria do foco, na redução do stress e melhoria na memória.
Mas será que, para este efeito, podemos ouvir qualquer tipo de música? A verdade é que existe uma seleção específica, que pode potencializar o seu desempenho seja no trabalho ou nos estudos!
Se procura música relaxante para trabalhar, para aumentar a concentração no trabalho ou apenas para ter uma motivação extra, veja as nossas 5 sugestões (incluindo playlists) que preparamos para si!
🎻 Na Música Clássica, obras musicais de compositores como Mozart, Bach e Beethoven são conhecidas pelo seus efeitos positivos na concentração devido à sua estrutura caracterizada pela harmonia equilibrada e ritmo constante.
Além disso, como estas normalmente se caracterizam pela ausência de letra, tornam-se perfeitas para proporcionar as condições ideais para momentos de produtividade.
👉 Playlist Música Clássica (Spotify)
👉 Sugestão de Música Clássica (Youtube)
🎧 Nos Sons Binaurais são utilizadas frequências que estimulam ondas cerebrais específicas para o foco, relaxamento e estados de concentração profunda. Este efeito ocorre quando cada ouvido recebe uma frequência ligeiramente diferente.
Por esta razão, para este tipo de sons recomenda-se que sejam utilizados fones de ouvido!
👉 Playlist Sons Binaurais (Spotify)
👉 Sugestão de Sons Binaurais (Youtube)
🎵 O género Lo-fi (low fidelity) tem ganhado bastante popularidade especialmente para quem procura música calma para trabalhar ou estudar. A junção de batidas suaves e sons ambientais pode ter um impacto positivo neste sentido.
👉 Sugestão de Música Lo-fi (Youtube)
🌊 Sons associados à Natureza como as ondas do mar, a chuva, ou a floresta promovem a criação de ambientes calmos e a redução da sobrecarga emocional.
👉 Playlist Sons da Natureza (Spotify)
👉 Sugestão de Sons da Natureza (Youtube)
🔊 O Ruído Branco (“White Noise”) contém todas as frequências audíveis de forma equilibrada. É caracterizado por não ter ritmo ou melodia e, por isso, consegue mascarar possíveis sons/distrações externas.
Este género cria ambientes sonoros neutros e facilita o foco em tarefas específicas, acalmando também a mente.
👉 Playlist White Noise (Spotify)
👉 Sugestões White Noise (Youtube)
🔹Evite músicas com letra;
🔹Evite músicas muito complexas, ou seja, com mudanças de ritmo e volume súbitas;
🔹Utilize fones de ouvido para isolar sons externos e maximizar o efeito;
🔹Experimente diferentes géneros para perceber qual o que funciona melhor consigo;
🔹Crie um ritual auditivo - usar a mesma playlist pode ajudar o cérebro a associá-la à produtividade.
A relação entre a música e a concentração tem sido amplamente estudada, bem como o impacto desta em pessoas com PHDA.
Tem-se vindo a concluir que o impacto da música no cérebro varia dependendo do ritmo, volume e estrutura da composição.
Algumas conclusões importantes incluem:
✅ Músicas sem letra ajudam na concentração – Letras podem competir pela atenção do cérebro, dificultando a absorção de informação escrita ou verbal.
✅ Música instrumental e sons ambientes melhoram o foco – Sons suaves, como música clássica, ajudam a mascarar barulhos externos e favorecem a imersão na tarefa.
✅ Cada pessoa responde de forma diferente – Algumas preferem músicas clássicas, outras sons da natureza ou Lo-fi. O ideal é testar diferentes estilos para encontrar o que melhor funciona para si.
Alguns estudos reforçam que, para efeitos de maior concentração, não podemos ouvir qualquer música, assim como não é qualquer atividade que beneficia do apoio da música como estratégia de concentração. Ou seja, a música pode ajudar sim, mas até certo ponto, caso contrário pode tornar-se contraprodutivo quando o cérebro recebe demasiados estímulos.
Uma revisão sistemática de 2025 estudou a interseção da música com a PHDA, concluindo que:
Perceber esta dinâmica e descobrir qual o tipo de música mais indicado para si pode ser algo completamente transformador na sua rotina de trabalho ou estudo, pois potencializa os seus resultados e assegura um maior foco.
Explore as nossas sugestões e encontre um género que faça match consigo! 🎧✨
MACHADO, Mariana Vitória Almeida. A musicoterapia como promotora da atenção na PHDA. Porto: [ed.autor], 2010. 71, [20] f.Projeto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, não editado. Texto integral disponível a partir do Repositório ESEPF. http://hdl.handle.net/20.500.11796/786
Saville, P.; Kinney, C.; Heiderscheit, A.; Himmerich, H. Exploring the Intersection of ADHD and Music: A Systematic Review. Behavioral Sciences, 2025, 15(1), 65. https://doi.org/10.3390/bs15010065
Wiebe, J. ADHD, the Classroom and Music: A Case Study. Semantic Scholar, 2007. https://www.semanticscholar.org/paper/ADHD%2C-the-Classroom-and-Music%3A-A-Case-Study-Wiebe/6956fbab21e0bca709a7677b8ba2de2d5c39a270#related-papers?utm_source=direct_link