facebook tracking pixel
Man doing neurofeedback while the therapist looks at him

Realidade Virtual

Specialized clinic in Porto

O QUE É A REALIDADE VIRTUAL?

A Realidade Virtual é uma técnica que auxilia no tratamento de várias perturbações de foro ansioso e/ou obsessivo. A eficácia da sua aplicação na intervenção psicológica tem vindo a ser progressivamente comprovada por estudos científicos ao longo de 20 anos, incluindo a sua combinação com a Terapia Cognitivo-Comportamental e Técnicas de relaxamento.

A Realidade Virtual rege-se pelos princípios da terapia expositiva, onde o cliente realiza sessões de exposição às dificuldades/situações temidas, entrando e explorando cenários virtuais que despoletam emoções, sensações fisiológicas, pensamentos e comportamentos semelhantes às situações reais. Estes cenários são percecionados pelo cérebro como uma aproximação da realidade, posto que tal como num filme, o cérebro imerge no cenário escolhido. Desta forma, a intervenção é feita nas sessões com realidade virtual e fora das sessões com exposição ao vivo, o que colmata as dificuldades associadas à exposição em imaginação, onde o cliente por vezes tem dificuldade em visualizar os cenários/situações. A Realidade Virtual é um complemento às técnicas de exposição tradicionalmente usadas na intervenção psicológica e a exposição é feita de forma hierárquica e gradual.

QUEM PODERÁ BENEFICIAR DE TRATAMENTO COM A REALIDADE VIRTUAL?

Todas as pessoas com dificuldades na gestão da ansiedade ou mesmo perturbações do foro ansiógeno podem beneficiar de tratamento com recurso à Realidade Virtual. Assim, o tratamento é possível para as seguintes questões clínicas:

  • Fobias específicas (ex.:  Animais, Andar de avião, Conduzir, Alturas, Agulhas)
  • Perturbação de Ansiedade Social;
  • Perturbação de Pânico;
  • Perturbação de Ansiedade;
  • Generalizada;
  • Agorafobia;
  • Hipocondria;
  • Claustrofobia;
  • Perturbação Obsessivo-Compulsiva;
  • Ansiedade aos testes/exames.
Todavia, a Realidade Virtual não é aconselhável para pessoas com diagnósticos clínicos como a epilepsia, vertigens, hipertensão, infeção auditiva e perturbação psicológica da saúde de elevada gravidade clínica, como a doença mental. Além disso, clientes em recuperação de pós-operatório e grávidas, também não devem realizar sessões com Realidade Virtual.

Book your appointment now

Call 224 102 805
Or, if you prefer, fill out the form below and we will contact you.
Thank you for your appointment request. We'll be in touch.
Oops! Something went wrong submitting the form, please try again..