facebook tracking pixel
Perturbação Obsessivo-Compulsiva

Perturbação Obsessivo-Compulsiva

O QUE É A PERTURBAÇÃO OBSESSIVO-COMPULSIVA?

A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) é um transtorno de saúde mental caracterizado por pensamentos recorrentes e persistentes (obsessões) e/ou comportamentos repetitivos ou atos mentais (compulsões). Estes pensamentos intrusivos ou indesejados frequentemente giram em torno de medos como contaminação ou dano, e causam ansiedade e angústia significativas. Como resposta, as pessoas tentam suprimi-los ou ignorá-los envolvendo-se em rituais ou comportamentos para aliviar essa angústia. Sentem-se fortemente compelidas a fazê-lo, mesmo que o alívio funcione apenas temporariamente.

Também conhecida como Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), a POC pode impactar vários aspetos da vida diária, desde os relacionamentos interpessoais ao trabalho, e afeta milhões de pessoas. Mais do que um conjunto de rituais ou preocupações, esta perturbação é uma interação complexa de pensamentos e ações, muitas vezes sem conexão ou lógica real, e provoca grande prejuízo na qualidade de vida das pessoas.

SINTOMAS MAIS COMUNS DA PERTURBAÇÃO OBSESSIVO-COMPULSIVA

SINTOMAS MAIS COMUNS DA PERTURBAÇÃO OBSESSIVO-COMPULSIVA

  • Obsessões: Pensamentos intrusivos e persistentes, impulsos e/ou imagens mentais que causam ansiedade, tais como medo de contaminação por doenças ou germes, de eventos que causem dano físico ou material ou outras preocupações irracionais.
  • Compulsões: Ações repetitivas ou rituais mentais realizados para aliviar a ansiedade causada pelas obsessões, como lavagem excessiva das mãos ou outras partes do corpo, verificação de objectos de segurança como o fogão/gás ou portas, contagens em certo número de vezes, rezar.
  • Impacto na Vida Diária: A POC pode perturbar significativamente o funcionamento diário do indivíduo, afetando relacionamentos, trabalho e a qualidade de vida em geral. Tanto as obsessões quanto as compulsões consomem tempo ao ponto de as pessoas terem atrasos significativos ou até faltarem ao emprego, à escola ou a outros compromissos e responsabilidades. Algumas pessoas também podem desenvolver problemas em relação a sair de casa.

COMO PODEMOS INTERVIR NA PERTURBAÇÃO OBSESSIVO-COMPULSIVA?

Tomar a decisão de procurar ajuda é um passo corajoso. Os profissionais experientes da NeuroImprove fornecem cuidados de tratamento compassivos e eficazes para as pessoas que enfrentam a POC, adaptando a abordagem às necessidades únicas de cada indivíduo.

  • O Exame eletroencefalográfico quantitativo (qEEG) fornece uma avaliação objetiva da atividade cerebral, ajudando-nos a identificar padrões específicos associados à POC. Isso permite o desenho de planos de tratamento personalizados que adaptam as intervenções à dinâmica cerebral de cada indivíduo.
  • O Neurofeedback é uma técnica não invasiva que treina as pessoas a autorregular a atividade cerebral. Ao abordar a desregulação neural subjacente, o Neurofeedback visa reduzir os sintomas da POC e melhorar o bem-estar geral.
  • As Sessões Psicoterapêuticas são um pilar da nossa abordagem. A Terapia Cognitivo-Comportamental ajuda as pessoas a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento negativos, fornecendo técnicas para gerenciar os sintomas e facilitar uma resposta mais saudável.
  • A abordagem colaborativa envolve a família e os amigos como aliados nesta jornada terapêutica. A nossa equipa envolve esta rede pessoal de apoio e colabora com outros profissionais médicos que possam complementar o tratamento.

Compreender a Perturbação Obsessivo-Compulsiva é o primeiro passo para uma gestão eficaz e recuperação. Na NeuroImprove, damos prioridade à criação de um ambiente de apoio onde as pessoas se sintam ouvidas e compreendidas. Em conjunto com a nossa abordagem terapêutica personalizada, os resultados do tratamento são otimizados e as pessoas recuperam a sua qualidade de vida.

COMO PODEMOS INTERVIR NA PERTURBAÇÃO OBSESSIVO-COMPULSIVA?

Descubra como o Neurofeedback funciona.

Exercício cerebral gradual de auto aprendizagem e auto-regulação.
Permite treinar e melhorar as funções cerebrais, através do qual o cérebro reajusta padrões de comportamento e aprende a funcionar de uma forma mais eficiente.

Benefícios

icon que representa objetivo

Técnica completamente segura, indolor e não invasiva

icon que representa tempo

Primeiros resultados  em apenas 1 mês

icon que representa objetivo

Eficácia de mais de 70%  nos tratamentos

icon que representa sem efeitos secundários

 Tratamento sem efeitos  secundários

icon que representa progresso

 Melhoria significativa na qualidade de vida

icon que representa ideia

 Alternativa  à medicação

Agende agora a sua consulta

Ou se preferir, preencha o formulário em baixo e nós entraremos em contacto consigo.
Obrigado pelo seu pedido de marcação de consulta. Entraremos em contacto
Ups! Alguma coisa correu mal a submeter o formulário, por favor tente de novo.